domingo, 8 de março de 2015

A MULHER NA MÍDIA


Samantha Marques e Káthia / O Blog da Káthia

Neste 8 de março nada mais sugestivo do que falar sobre mulher!

No dia em que é comemorado internacionalmente a figura da mulher como forma de reconhecimento das conquistas econômicas, sociais e políticas, a igualdade de gênero vem se consolidando cada vez mais e a mulher tem se mostrado tão competente quanto o homem em inúmeras atividades, entretanto, ainda é usada como objeto de publicidade.

Frei Beto, no blog de Leonardo Boff faz uma feliz colocação ao dizer: “Hoje é o Dia da Mulher. Utilizada como isca de consumo pela publicidade, ela é peça de destaque na oferta de produtos.” Esta colocação abre um leque de tópicos sobre a valorização da mulher e a sua inserção no mercado apenas como jogo de marketing e há quem veja isto como uma grande conquista feminina do século XXI.

Paralelo a tais polêmicas existem as mulheres de sucesso que são verdadeiras protagonistas fora do lar.

O rádio sempre teve a frente grandes nomes de homens que marcaram a história pelo profissionalismo e competência, porém nos últimos anos as mulheres deixaram de ser apenas ouvintes e estão agora do lado de dentro da caixinha ( rádio ) trazendo todo um diferencial que tanto sonham as emissoras.

O mercado está apostando cada dia mais nas vozes femininas. No Ceará, por exemplo, quando se fala em locutoras um dos primeiros nomes que vem à cabeça é Samantha Marques. A rainha do rádio, como é conhecida, tem mais de 30 anos de atuação, é ícone do rádio no Brasil e líder de audiência nas manhãs do rádio FM cearense, que por sua vez vem se tornando celeiro de grandes profissionais.

A discussão em torno da mercantilização da mulher vai muito mais além do que sermos meros atrativos na compra de produtos e serviços. A mulher é muito mais do que um corpo vulgarmente apresentado em rede nacional, mas enquanto não assumirmos nossa condição de profissionais que contribuem para o mercado como idealizadoras e não objeto a sociedade também nos tratará de tal maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário