domingo, 8 de março de 2015

A MULHER NA MÍDIA


Samantha Marques e Káthia / O Blog da Káthia

Neste 8 de março nada mais sugestivo do que falar sobre mulher!

No dia em que é comemorado internacionalmente a figura da mulher como forma de reconhecimento das conquistas econômicas, sociais e políticas, a igualdade de gênero vem se consolidando cada vez mais e a mulher tem se mostrado tão competente quanto o homem em inúmeras atividades, entretanto, ainda é usada como objeto de publicidade.

Frei Beto, no blog de Leonardo Boff faz uma feliz colocação ao dizer: “Hoje é o Dia da Mulher. Utilizada como isca de consumo pela publicidade, ela é peça de destaque na oferta de produtos.” Esta colocação abre um leque de tópicos sobre a valorização da mulher e a sua inserção no mercado apenas como jogo de marketing e há quem veja isto como uma grande conquista feminina do século XXI.

Paralelo a tais polêmicas existem as mulheres de sucesso que são verdadeiras protagonistas fora do lar.

O rádio sempre teve a frente grandes nomes de homens que marcaram a história pelo profissionalismo e competência, porém nos últimos anos as mulheres deixaram de ser apenas ouvintes e estão agora do lado de dentro da caixinha ( rádio ) trazendo todo um diferencial que tanto sonham as emissoras.

O mercado está apostando cada dia mais nas vozes femininas. No Ceará, por exemplo, quando se fala em locutoras um dos primeiros nomes que vem à cabeça é Samantha Marques. A rainha do rádio, como é conhecida, tem mais de 30 anos de atuação, é ícone do rádio no Brasil e líder de audiência nas manhãs do rádio FM cearense, que por sua vez vem se tornando celeiro de grandes profissionais.

A discussão em torno da mercantilização da mulher vai muito mais além do que sermos meros atrativos na compra de produtos e serviços. A mulher é muito mais do que um corpo vulgarmente apresentado em rede nacional, mas enquanto não assumirmos nossa condição de profissionais que contribuem para o mercado como idealizadoras e não objeto a sociedade também nos tratará de tal maneira.

domingo, 1 de março de 2015

O RÁDIO COMO AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE

Este blog tem como objetivo principal tratar dos mais diversos assuntos dentro do tema “Rádio”, o que não exclui, de maneira alguma, a possibilidade de serem abordados outros assuntos que julgue interessante e que possa acrescentar de maneira positiva aos leitores da página.


Como comunicadora pretendo mostrar o papel do rádio na construção da cultura, entretenimento, difusão de informação, o rádio e a política e principalmente como veículo formador de opinião especialmente fora das capitais brasileiras.


Engana-se quem pensa que o rádio caiu no esquecimento com a ascensão das redes sociais. O que na verdade está acontecendo, não apenas com o rádio mas em todos os outros meios de comunicação é a reconfiguração de suas ferramentas como forma de adaptação às tecnologias atendendo assim a um público bem maior de maneira mais eficaz e mais rápida.


Como o terceiro meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros perdendo apenas para TV e internet respectivamente, segundo "Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 - Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira" divulgada no portal de notícias G1 (link abaixo), o rádio desenvolve um papel fundamental na construção da moral e ética como agente transformador da sociedade.


Espero contribuir de maneira significativa na troca de conhecimento.

___________________________________________________________

"Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 - Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira" divulgada no portal de notícias G1 - Economia