segunda-feira, 22 de junho de 2015

A CURIOSA HISTÓRIA DE KASPAR HAUSER


Em síntese, o filme "O Enigma de Kaspar Hauser" relata a vida de um jovem que esteve durante 15 anos, aproximadamente, enclausurado sobrevivendo a pão e água com ajuda de um homem misterioso que possivelmente seria seu pai. Hauser não sabe sequer andar e falar. A suspeita é de ele pertence a família real de Baden e foi roubado para que a sucessão do trono não lhe fosse dada. Quando o misterioso homem resolve inseri-lo na sociedade, simplesmente o abandona em praça pública com um bilhete na mão destinado para o oficial da guarda explicando sua história e sua possível descendência real, portando um terço e um livro com orações católicas.

O filme nos leva a questionarmos e analisarmos a capacidade de pensar por ter como exemplo alguém com comportamento diferenciado da maioria das pessoas e com enorme dificuldade de desenvolver a comunicação. Por Kaspar Hauser não se comunicar de modo igual a sociedade em que está inserido, abre-se então um leque de questionamentos em torno das possibilidades de comunicação utilizadas pelo personagem. Entre eles, os principais questionamentos, a meu ver, são: Como se dá a comunicação? O que justifica o comportamento de Kaspar Hauser?

Tudo o que é diferente dos costumes da sociedade onde estamos inseridos acaba se tornando estranho e, por vezes, pode representar ameaça, porém, não para Kaspar Hauser. O jovem não esboçada nenhum tipo de reação nas mais diversas situações, chegando a ser tratado como um indivíduo totalmente fora dos padrões, e de fato o era. Na Alemanha Ocidental, onde ele viveu, chegou a ser tratado como uma aberração e levado para ser atração de circo. Kaspar Hauser torna-se objeto de estudo por conta de seu comportamento e por não se adequar aos moldes da realidade da época.

Baseando-se na prerrogativa de que nossa formação é construída e alicerçada totalmente a partir das relações sociais, é inevitável relacionar o filme a questões psicológicas. A psicologia, como ciência que estuda profundamente acontecimentos como o relatado na obra, poderia explicar o caso de Kaspar Hauser apontando o meio em que ele viveu como agente importantíssimo na formação de seu comportamento.

Até seus 15 anos de idade, Hauser viveu em uma espécie de calabouço, aquele era o seu mundo. A importância de viver em sociedade nos levar a crer que a comunicação e o desenvolvimento das habilidades intelectuais se dão, em grande parte, pela imitação dos que nos rodeiam. É fato a inteligência de Hauser, mas outros aspectos o impediram de compreender, totalmente, o ambiente em que ele passou a viver por conta da dificuldade de aprendizado que o impedia de fazer associações de signos e significados, obviamente por não ter experiência e conhecimento de mundo o suficiente para relacionar pensamento a objeto.
O filme, cujo título significa, em tradução literal, "Cada um por si e Deus contra todos", é uma grande obra na qual podemos abordar inúmeros aspectos sociais e psicológicos. O próprio título sugere a divisão da sociedade valorizando o individualismo e consequentemente desfavorecendo o personagem principal que fora privado de se desenvolver de acordo com costumes de uma sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário